Gramática: Texto, Reflexão E Uso
Gramática – Texto, reflexão e uso chega à quarta edição completamente atualizada e enriquecida com um projeto gráfico jovem, moderno e colorido.
Rompendo com a tradicional abordagem gramatical, que se limitava ao horizonte da frase, o estudo volta-se essencialmente para o texto e o discurso. Não o texto como pretexto para a mera classificação gramatical, mas como objeto e objetivo maior dos estudos linguísticos; o texto em sua dimensão discursiva, isto é, inserido numa situação concreta de enunciação, servindo a determinado fim,mediando as interações entre os interlocutores.
Interessados no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos, os autores adotam uma abordagem inovadora, unindo a morfossintaxe a algumas das contribuições recentes da Linguística, quer no domínio da pragmática, da lingüística textual e da análise do discurso, quer no domínio da semântica. Dessa forma, além de trabalharem com a gramática descritiva, também abrem espaços para a gramática de uso e para a gramática reflexiva, aproximando o aluno da realidade social e linguística na qual está inserido.
Assim, a Gramática – Texto, reflexão e uso não se limita às prescrições da norma-padrão da língua; também promove a reflexão sobre variedades linguísticas, graus de formalidade e informalidade do discurso e outros aspectos que envolvem as interações verbais, como enunciado, papel dos interlocutores e intencionalidade discursiva.
Ao conceber a língua como interação social, os autores propõem atividades diversificadas que contribuem para que o aluno a analise em uso e estabelecem relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação – como o jornal, os quadrinhos, os cartuns, os anúncios publicitários, as letras de música, os textos instrucionais, etc. -, tornando o estudo da língua mais atraente, dinâmico e enriquecedor.